Ancestralidades

Saudoso Agbá Sr. José do Obakosso:

Só se é um grande sacerdote na medida que se é um grande ser humano. José Augusto dos Santos, o Bàbàlòrìsà Odé Bamirê, mais conhecido também por Zé do Obákossô, é uma estrela de primeira grandeza na constelação de raras estrelas que brilham intensamente no reino dos Òrìsàs.

É um grande sacerdote porque é magnânimo, generoso e respeitável ser humano. Meu Bàbàlòrìsà, pessoa com quem fui iniciado para a vida Òrìsàs, a este grande homem, devo minha vida e meu sucesso dentro das religiões de matrizes africanas.

Seu José do Obákossô, nasceu no povoado de Bonfim, município de Divina Pastora, no dia 07 de abril de 1929, após uma grande trajetória espiritual, seu José do Obákossô foi iniciado para o Òrìsà no dia 01 de fevereiro de 1949, na rua do Acre, com a conceituada Ìyàlòrìsà Bailó, recebeu seu Adeká com Mãe Nana (Saudosa Mam’etu Manadeuí) e Saudosa Mãe Bailó no mês de julho no bairro da Suíça em Aracaju/SE, pois nesta época seu José do Obákossô já tinha casa de Asé aberta, e o primeiro barco foi de 05 (cinco) Iywaôs, assim prosseguindo com sua vida de Bàbàlòrìsà.

Seguindo sua vida, seu José do Obákossô conheceu o Brasil todo e além de suas fronteiras: Paraguai, Uruguai e Argentina, além de conhecer a África, Estados Unidos e outros países por onde viajou. Convivendo no Rio de Janeiro, seu José foi conhecido por todos e muito respeitado, chegando até confirmar os doze ministros de Obá Sàngó. Seu José do Obákossô, escreveu livros e gravou Cd’s com seus cânticos de Asé, escreveu o livro “A vida de um Bàbàlòrìsà – A Luz de Obákossô, brilha sobre o Nagô de Aracaju, editado pela Portais no ano de 2000 no Rio de janeiro, onde foi comemorado seus 50 (Cinqüenta) anos de iniciação ao Órìsà Odé, momento em que compareceram grandes personalidades, políticas e religiosas.

No momento do lançamento, em seu pronunciamento, o Bàbàlòrìsà Seu José do Obákossô, agradeceu e ofereceu o grande trabalho literário a seus Òrìsàs Obákossô e Oxósse, a seus filhos, a seu filho de santo e amigo Odé Lessy (Manoel Vicente da Silva Filho), ao amigo Dr. Erilio Feitosa, a todos seus filhos e netos de santo, e a seus irmãos de fé. Hoje, seu José do Obákossô possui mais de 3.000 (três mil) filhos de santo, espalhdos pelo Brasil e o Mundo, para nós do Asé Odédàrésè, é sempre uma honra se dizer descendente deste adorável sergipano, sempre pronto a nos ensinar, desde uma cantiga de louvação aos Órìsàs, até os mais complexos fundamentos do Santo. Ao saudoso seu José do Obákossô, nossos respeitos e considerações eternas…

23/10/2006: Na Cidade do Rio de Janeiro, partiu para o Orun, o nosso querido e saudoso Pai – Bàbàlòrìsà Odé Bamirê – conhecido carinhosamente, como seu José do Obá Kossô, abre-se uma lacuna no meio do povo do Candomblé… saudades eternas… Mò Juba !!!

“Quando a eternidade falar mais alto, e eu estiver bem distante, espero que cada um cumpra o seu Dever e os meus ensinamentos – Zé do Obá Kossô – Odé Bamirê…”

Visite: http://www.flogao.com.br/fenorixa/foto/125/80651807

Fonte de pesquisa: A vida de um Babalorixá de José Augusto dos Santos.

Facebook