Praia Grande sobe mais de 100 posições no ranking do “Município VerdeAzul”

Praia Grande sobe mais de 100 posições no ranking do “Município VerdeAzul”

Plano de Resíduos da Construção Civil, acompanhamento dos aterros sanitários, avaliação da fumaça preta de toda a frota a diesel da Prefeitura, reativação do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema), entre muitas outras ações fizeram Praia Grande dar um salto da 339ª para o 160° lugar no ranking formado pelo Programa Município VerdeAzul, do governo do Estado de São Paulo, e que hoje conta com a adesão de 587 municípios. Na Baixada Santista, em 2012, a Cidade ocupava a 8ª posição, com 26,74 pontos. Já em 2013, conseguiu atingir 67,50 pontos, passando para a 4ª colocação.

O Programa, que existe desde 2008, tem como objetivo incentivar as cidades paulistas a desenvolver uma agenda ambiental estratégica que compreende 10 diretivas na área ambiental, são elas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e Conselho ambiental.

De acordo com a chefe da Seção de Programas Sócio-Ambientais, da Secretaria de Meio Ambiente, Karla Marques Souza, cada projeto realizado pelo município dentro das áreas pré-definidas equivale a pontos que devem chegar a uma pontuação mínima de 80 para que o município seja certificado. Para o Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Rodrigues Xavier, o avanço de Praia Grande em um ano é muito satisfatório. “Passamos de 26 pontos para 67, isso graças a todo o trabalho desenvolvido pelas diversas Secretarias, com ações de educação ambiental, a atuação do Condema, a aprovação do Plano de Resíduos da Construção Civil e os diversos eventos realizados, entre eles, a Semana do Meio Ambiente e da Mata Atlântica”.

De acordo com ele, a Cidade pretende avançar ainda mais nos próximos anos. As ações serão intensificadas e novas providências serão tomadas. “As áreas arborizadas serão ampliadas, a área de transbordo do lixo deverá sair da zona urbana, o projeto Esgoto Certo também sofrerá intensificação, além de diversas outras atividades que deverão melhorar ainda mais a qualidade do município”, comenta.

Esse e outros projetos estão no cronograma do “Cidade Vida”, projeto que faz parte do Programa Avança PG, que prevê diversas ações programadas para os próximos três anos. “O Cidade Vida” garante que a cidade seja cada vez mais sustentável garantindo a qualidade de vida de gerações futuras. As ações visam a defesa do Meio Ambiente com a disseminação e participação efetiva do Poder Público e munícipes.

Fonte : http://www.praiagrande.sp.gov.br/

Deixe seu Comentário »

Facebook

www.ebgconsultoria.com - Likebox