Movimento Cultural Presente de Iemanjá Praia Grande 2014

Movimento Cultural Presente de Iemanjá Praia Grande 2014

Fiéis comemoram Dia de Iemanjá em Praia Grande

Mais de 1500 pessoas homenagearam Rainha do Mar durante todo o dia

Por Sílvia Carvalho – MTB: 33552

Para comemorar o Dia estadual de Iemanjá, considerada como mãe de todos os Orixás e protetora da família, os Fiéis das Matrizes Africanas, Espiritualistas, Umbandistas e Simpatizantes estiveram reunidos em frente a Estatua de Iemanjá, no Bairro Mirim, no domingo (2). Realizado pela Federação Nacional da Religião Orixá (Fenorixá) Movimento Cultural Presente de Iemanjá, o evento teve o apoio da Prefeitura por intermédio da Subsecretaria de Ação e Cidadania. Cerca de 400 pessoas participaram da cerimônia e durante o dia todo mais de 1500 pessoas passaram pelo local, de acordo com a Fenorixá.

Na comemoração os fiéis levaram flores ao mar, com pedidos e agradecimentos. A ação acontece há mais de vinte anos na Cidade, sendo os últimos 14 anos gerenciados pela Fenorixá. De acordo com o diretor presidente da entidade, o babalorixá Gladston Mogba o objetivo do evento é agradecer a Iemanjá, a Rainha das Águas, e buscar a conscientização de preservação ambiental. “O mar é sagrado para nós, por isso buscamos a conscientização da preservação das águas, não lançando ao mar objetos que degradem o nosso meio ambiente”.

O babalorixá também explicou que o Movimento Cultural tem como lema a conscientização e a tolerância religiosa e racial. Ele acredita que um evento como o Dia de Iemanjá gera mais visibilidade ao município e trás mais confiabilidade às matrizes africanas.

“Praia Grande nunca vai ficar de fora do Dia de Iemanjá. O Movimento Cultural quer fazer o melhor para nossa Cidade, uma Praia Grande para todos. Esse é um movimento de conscientização de paz e amor de todas as crenças para que Praia Grande seja cada vez mais abençoada”, enfatiza o babalorixá.

Para o Subsecretário de Ação e Cidadania, Anderson Mendes, o Dia estadual de Iemanjá é uma forma de reunir os devotos da Cidade. Segundo Mendes a proposta da Divisão de Religião do Município é dar espaço a todas as religiões existentes no Município, tornando assim uma Praia Grande para todos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Link (cultura): http://www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias/

Link Fotos – Banco de Imagens Prefeitura de Praia Grande:http://www.cidadaopg.sp.gov.br/imprensa/fotos/?p=146702

Link Fotos ( Elias DO Carmo): https://www.facebook.com/tvgls.santos.9/media_set?set=a.444463629014457.1073742051.100003524715055&type=3

Vídeos ( Elias DO Carmo): Lindo de se ver confira:

https://www.youtube.com/watch?v=t7JcLgV_UKo

• https://www.youtube.com/watch?v=KeDju1-YV88

• https://www.youtube.com/watch?v=hPcXXFybCkI

Mò Jùbà,

GLADSTON BISPO
* Dirigente Tradicional do Asé Odédàrésè.
* Presidente da FENORIXÁ – Federação Nacional da Religião Orixá.
Contatos:

WhatsApp: (13) 9.8833.4249

Os comentários estão desativados.